Discussão do plano de trabalho
  • Quem somos?

• Quais nossas expectativas?

• Etapas de projeto em engenharia?

Técnicas - Apresentação cruzada e Pequenos Grupos mistos/cartaz.

Objetivo do módulo:

Identificação dos pontos fundamentais de projeto comparando com a situação do professor que como INDIVÍDUO, responsável por UMA DISCIPLINA,  deve preparar suas AULAS  ou seja deverá fazer um PROJETO DE ENSINO:

-         para quem? Para os seus alunos

-         sobre o que? Uma disciplina .

-         o que de uma disciplina é necessário aprender e para que irá aprender aquela disciplina?

-         quem vai trabalhar e como será a relação entre os participantes daquela disciplina?

-         onde vai acontecer esse projeto de ensino?

-         com que recursos e estratégias poderei contar para a realização do projeto?

-         como acompanhar a implementação do projeto e garantir que ele tenha sucesso?

-         como organizar esse projeto de forma a integrar as suas várias partes?

Técnicas - Plenário,aula Expositiva Dialogada (AED) e apresentação de PowerPoint.

Conhecer meus alunos - como estudantes de engenharia.

Técnica - Aula Expositiva Dialogada (AED)

Reflexões para o módulo 2 (leituras)

• Professor Universitário em Aula,cap.6,III
  • A Formação dos engenheiros no limiar do terceiro milênio - Jean François Sacadura, in Formação do Engenheiro - Livro - A Formação do Engenheiro - Organizadores: Irlan von Linsingen, Luiz Teixeira do Vale Pereira, Carla Giovana Cabral e Walter Antonio Bazzo.
  • O engenheiro que as empresas querem hoje - Décio da Silva , ib.
  • Os currículos de engenharia no Brasil - Maria José Gazzi Salum, ib.

• Aprendizagem e ensino : contribuições da epistemologia genética - Fernando Becker, ib.

• O espaço do conhecimento - Ladislau Dowbor, in A Revolução Tecnológica e os novos paradigmas da sociedade - IPSO.

• Projeto FEI