Um dos alicerces da Escola da Vida...

Vem do diálogo entre o professor Paulo Freire e o professor Moacir Gadotti, que foi extraído do livro "A Educação na Cidade" - 3a edição, e que reproduzo a seguir:

Prof. Paulo: "... Então eu acho, Gadotti, que a amorosidade, a afetividade, não enfraquecem em nada, primeiro, a seriedade de estudar e produzir; segundo, não obstaculizam em nada a responsabilidade  política e social. Eu tenho vivido minha vida amorosamente."

Prof. Gadotti: "... O que eu vejo nessas colocações é que nós estamos vivendo a educação deste fim de século, que é uma educação que cumpre sua tarefa essencial de reprodução e construção do saber, dentro de uma perspectiva nova. A escola tradicional insistia em que só se aprende com esforço, através do castigo, apanhando. Hoje, ao contrário, os jovens exigem charme beleza, boniteza, integração entre o que eles estudam e a sua vida. ..."