Busca na página e na web

Aulas de teoria

Nossa gratidão ao passado não pode significar permanecer preso a êle, já que o futuro, apesar das limitações que surgirão, deve nos inspirar a vivê-lo de uma forma diferente na busca de conquistar um sucesso ético e sustentável.

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci; escutar músicas em MP3 de qualidade; ler poesias de Fernando Pessoa; ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia; ter acesso às melhores histórias infantis e vídeo da TV ESCOLA. Esse lugar existe. O Ministério da Educação disponibiliza isso bastando acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br

Vai imprimir?

Pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.

Before printing, think about your responsibility and commitment to the Environment.

Já imprimiu?

Utilize o verso como rascunho.

If printed ? Do not discard.
Use it as a sketch.

Aí eu terei chance de sobreviver...

Aulas de laboratório
Aula 1: apresentação do plano de ensino da disciplina, do critério de avaliação e da bibliografia básica e complementar. Equação da energia para um escoamento em regime permanente em uma instalação com uma entrada e uma saída. Cálculo das perdas de carga. Aula 1: conceito de potência e rendimento, resolução do primeiro exercício proposto onde deseja-se calcular o rendimento global do conjunto motor bomba. Cálculo da perda de carga antes e depois da bomba e reflexão sobre sua variação com a vazão.

Aula 2: Síntese das primeiras aulas, reflexões sobre o primeiro exercício  prático, cálculo da perda de carga total através da fórmula universal e do conceito de comprimento equivalente e sua associação as primeiras observações obtidas através do primeiro exercício prático.

Aula 2: utilização do diagrama de Rouse como medidor de vazão. Determinação do comprimento equivalente da válvula globo sem haste e de 1,5 polegada.
Aula 3: determinação da massa específica  e da viscosidade d'água para uma temperatura compreendida entre 0 e 1000C; dimensionamento dos tubos de   uma instalação de bombeamento e determinação da equação da curva característica da instalação (CCI) Aula 3: cálculo do comprimento equivalente de  uma válvula globo reta sem guia semi aberta e a estimativa da vazão de escoamento pelo   diagrama de Rouse.
Aula 4: determinação da representação gráfica da CCI, cálculo da vazão de queda livre, vazão de projeto, escolha preliminar da bomba, determinação do ponto de trabalho e do diâmetro do rotor adequado da bomba. Aula 4: Obtenção da curva HB = f(Q) para uma rotação fixada e obtenção da CCI prática através do inversor de frequência.
Aula 5: Intervalo de funcionamento da bomba que é indicado pelo fabricante da mesma. Conceito de cavitação e supercavitação. Condições prévias para se evitar o fenômeno de cavitação. Exercícios Aula 5: Experiência do freio dinamométrico na determinação das curvas: HB=f(Q) e hB=f(Q)
Aula 6: exercício Aula 6: primeira prova de laboratório
Aula 7: primeira prova oficial (P1) Aula 7: reflexões sobre primeira prova oficial (P1)
Turma A Turma B Turma A Turma B
Aula 8: Ampliando os estudos relacionados com a cavitação (NPSH), exercício,   revendo as etapas básica de um projeto, exercícios Aula 8: introdução a associação em série de bombas, cálculo do custo de operação e exercício

Aula 9: exercício de associação em série de bombas centrífugas; rotação específica (nS) e a classificação básica das bombas centrífugas, rotação nominal (nq); fator de Thoma, estimativa do NPSHrequerido pelo fator de Thoma, exercício.

Aula 9: experiência da associação em série de bombas, cálculo da perda de carga de uma válvula agulha e sua influência no funcionamento da instalação de bombeamento e equação da CCI de uma instalação de bombeamento utilizada para o esvaziamento de um reservatório e onde refletimos sobre o seu ponto de trabalho.

Exercício extra

Aula 10: cálculo do consumo de         operação e exercício

Aula 10: experiência relacionada com a cavitação com objetivo de determinar a perda de carga no Venturi; determinar o coeficiente de perda de    carga do Venturi; visualizar a cavitação e       estimar o NPSHrequerido

Aula 11: associação em paralelo de bombas